Entre as diversas peças de um chuveiro, talvez a resistência seja uma das mais importantes. E também uma das que mais apresenta problemas. Na prática, a resistência é a responsável pelo aquecimento da água.
Porém, ela possui vida útil limitada e necessita de cuidados para seu funcionamento adequado. Assim, resistência queimada é algo que impede o fornecimento de água quente em chuveiros elétricos.
Por isso, no artigo de hoje vamos saber como identificar resistência queimada e dicas para que isso não aconteça.
Como funciona a resistência?
Primeiro, precisamos saber como funciona um chuveiro elétrico. Ele consiste em um aparelho que usa uma resistência elétrica para transferir o calor gerado para a água que chega ao chuveiro. O resultado: água quente e um banho confortável.
Assim, podemos dizer que a resistência do chuveiro é uma peça essencial desse aparelho. Geralmente ela tem formato de espiral, justamente para aumentar a área de contato com a água. Isso faz com que o chuveiro esquente a água de forma mais rápida.
A resistência, ou resistor, recebe a corrente elétrica e esquenta, transferindo o calor para a água. O calor varia de acordo com a tensão aplicada. O mais importante é você saber que ela vai dissipar o calor gerado na resistência, ou seja, vai esquentar conforme a quantidade de calor.
Mas é claro que você não precisa “ligar” a resistência, basta abrir o registro do chuveiro para o processo explicado acima entrar em ação. Acontece que a resistência tem um diafragma de borracha. Quando o registro é aberto, a água vai acumulando, empurrando o diafragma.
Com essa pressão, o diafragma conecta os terminais de resistência localizados na parte superior do chuveiro à rede elétrica. E, assim, como mágica, o chuveiro liga e começa a esquentar a água. E tudo isso acontece quase instantaneamente. Quanto mais rápido a água chegar no chuveiro, mais rápido ele liga.
Já em relação ao nível da temperatura, isso depende de dois fatores: vazão de água e valor da resistência. Por exemplo, abrindo mais o chuveiro, maior será a vazão de água. Nesse caso, a água vai esquentar menos, já que entrará em contato com o resistor por menos tempo. O processo inverso ocorre caso você diminua a vazão de água.
Como saber se o chuveiro está queimado?
Existem algumas formas de saber se o chuveiro queimou. A principal e mais simples é a clássica verificação se o chuveiro está esquentando o suficiente. Se a temperatura estiver no máximo, mas a água não esquentar, então a resistência pode estar queimada.
Para ter certeza que o problema é na resistência, outro método é desligar e ligar o disjuntor. Se, depois que você o religar, a água continuar fria ao acionar o chuveiro, significa que há problema na resistência. Cheiro de queimado é outro sinal de total alerta!
Além disso, observe também a quantidade de água que está saindo do chuveiro e se essa água está totalmente ou parcialmente fria mesmo com o chuveiro na máxima temperatura.
Por fim, problemas na resistência podem ocasionar correntes elétricas no “corpo” do chuveiro. Ao tocar o aparelho, se você sentir qualquer corrente, é porque há falhas na resistência.
Posso abrir meu chuveiro para descobrir se ele queimou?
Se você tem conhecimento básico sobre o funcionamento de chuveiros, pode abrir o aparelho para verificar a resistência. Mas todo cuidado é pouco e as pessoas mais indicadas para esse tipo de trabalho são os eletricistas.
Além da questão da segurança, se você não souber manusear o chuveiro, pode danificá-lo ainda mais! Mesmo assim, se optar por abrir o aparelho, antes de mais nada desligue o disjuntor para garantir a interrupção total da energia elétrica.
Internamente, a resistência pode parecer em perfeito estado. No entanto, isso pode ser uma “pegadinha”. Preste atenção em todas as espirais da resistência e veja se não há nenhuma parte quebrada.
Além das espirais, o encaixe da resistência também pode dar problema, e simplesmente romper. Então, analise toda as partes da resistência e não apenas as espirais.
O que fazer com a resistência?
A resistência do chuveiro é uma peça sensível, que deve ser trocada sempre quando queimar. Tentar reparar a resistência vai aumentar o risco de curto-circuito e provavelmente ela vai voltar a queimar em um curto espaço de tempo.
Então, se a resistência queimar, compre outra, de preferência da mesma marca do chuveiro. E, para trocar a peça, conte com ajuda de um profissional caso não entenda do assunto. Se for trocar por conta própria, siga essas dicas:
- Desligue o disjuntor para cortar a corrente de energia e evitar choques;
- Use equipamentos de segurança, como por exemplo um calçado de borracha;
- Abra o chuveiro adequadamente, com uma chave de fenda e desconectando o aparelho da fiação elétrica;
- Tome cuidado para não estragar outras peças do aparelho;
- Coloque o chuveiro em um móvel adequado, como mesa ou bancada;
- Limpe a câmara do chuveiro e o espalhador, para remover sujeiras que podem obstruir a saída de água;
- Observe a posição da resistência que queimou, para instalar a nova na posição correta;
- Remova a resistência queimada e encaixe a nova;
- Depois de fechar o chuveiro de maneira adequada, acione o aparelho com o disjuntor ainda desligado;
- Deixe a água cair por alguns segundos e verifique se não há vazamentos;
- Ligue o disjuntor novamente e veja se a água está esquentando normalmente.
Por que o chuveiro queima mais no inverno?
Simplesmente porque no inverno as resistências dos chuveiros são mais exigidas. Acontece que, quando a temperatura está muito baixa, a tendência é que as pessoas diminuam a vazão de água. Isso para deixar a água mais quente ou para diminuir os jatos.
Diante dessa situação, menos água vai passar pelo resistor. Ou seja, o chuveiro terá menos água para dissipar o calor gerado no resistor. Isso vai ocasionar uma sobrecarga na peça, que permanecerá quente já que o calor não será todo transferido para a água.
A resistência então vai ficar quente demais e as chances de ela queimar são muito maiores. Mas há outro fator que pode fazer a resistência queimar. Por exemplo, em localidades muito úmidas, os fios do chuveiro também ficam úmidos e isso aumenta a chance de curto-circuito, que pode queimar a resistência.
Pouca água pode fazer o chuveiro queimar?
Pouca água ou água com baixa pressão podem fazer com que a resistência queime. Nesse caso, segue a mesma lógica explicada anteriormente. Ou seja, a resistência vai receber menos água, diminuindo a transferência de energia e permanecendo com mais calor para si.
5 dicas de como evitar que o chuveiro queime
Existem algumas atitudes que podem contribuir para evitar que o chuveiro queime. Vamos ver quais são elas:
Aumente o fluxo de água
Sabendo que o principal motivo para a resistência queimar é o baixo fluxo de água, aumentar a vazão vai prevenir esse problema. Com mais água passando pelo resistor, maior será a transferência do calor e isso manterá a resistência em uma temperatura adequada, sem riscos de queimar.
Tome banhos mais rápidos
Se o fluxo de água tiver baixo, banhos mais demorados aumentam o risco de a resistência queimar. Em dias mais frios, também evite tomar banhos durante a noite. Além de preservar a resistência, você vai economizar água e luz.
Equilibre a pressão da água
Falamos antes que baixa pressão prejudica a resistência. Mas, se a pressão estiver muito forte, também será ruim. Isso porque a água passará muito rapidamente pelo resistor, não dando tempo para a transferência de calor. Com isso, ele ficará muito quente, correndo o risco de queimar. Se a água que chega ao seu chuveiro tiver muita pressão, instale um redutor.
Não reaproveite a resistência
Se a resistência queimou pela primeira vez, compre uma nova. Reparos na resistência queimada vão ocasionar em novas falhas e aumentar o risco de curto-circuito.
Escolha o chuveiro adequado
Na hora de escolher o melhor modelo de chuveiro, leve em conta se ele é adequado de acordo com as características do sistema hidráulico da sua casa. Analise dados como pressão e vazão da água, tipo de jato, tamanho do espalhador e marca.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Como saber se a resistência do chuveiro estragou?
Abra o chuveiro na temperatura máxima e verifique se a água está esquentando. Se isso não estiver ocorrendo, é porque a resistência deve ter queimado.
O que causa a queima da resistência do banho?
A principal causa da queima de resistência é o pouco fluxo de água, que prejudica essa peça, fazendo com que ela esquente demais.
Como verificar a resistência do chuveiro?
Tente ligar o chuveiro para verificar se ele está esquentando. Se isso não for conclusivo, desligue o disjuntor e abra o chuveiro para analisar a peça.
O que acontece quando queima a resistência do chuveiro?
A resistência queimada vai fazer com que o chuveiro pare de esquentar a água. Se isso acontecer durante o banho, você vai perceber na hora, pois a água ficará fria. Cheiro de queimado também pode ser um sinal.
Como saber se foi o banho que queimou a resistência?
Se a sua casa estiver com energia elétrica funcionando normalmente e a água do chuveiro parar de esquentar, provavelmente é problema na resistência.
Quando o chuveiro não esquenta o que pode ser?
A resistência pode ter queimado ou simplesmente ela pode não estar dando conta de esquentar a água. Nessa segunda situação, isso é relativamente comum em dias frios e lugares de temperaturas muito baixas.
O que fazer quando a resistência queima?
Se a resistência queimar, a melhor dica é trocar e comprar uma nova, da mesma marca do chuveiro.
Conclusão
A resistência é o “coração” de qualquer chuveiro elétrico. Qualquer problema nessa peça vai fazer o aparelho não funcionar de maneira adequada. Confira a análise que fizemos sobre os melhores chuveiros elétricos de diferentes marcas.
A queima de resistência é algo comum e a peça deve ser substituída quando isso acontecer. Ao mesmo tempo, você precisa entender o básico do assunto para trocar a resistência com segurança e assertividade.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um eletricista ou até mesmo solicite a visita de um profissional para a sua casa.
Paulista, 31 anos, casado e 2 filhos. Me formei há 4 anos na UNIP como engenheiro elétrico onde atuei nessa área em grande empresa de construção civil. Desde aos 13 anos sempre tive curiosidade de arrumar e consertar coisas dentro de casa e hoje faço isso: ajudo pessoas a consertar e trocar itens dentro de casa.