Como instalar um pressurizador para chuveiro!

Chuveiros com pressurizadores estão entre os mais vendidos hoje em dia. E isso não é por acaso. Afinal, eles proporcionam banhos mais confortáveis, com um sistema simples que aumenta a pressão dos jatos de água.

E, convenhamos, quem atualmente não valoriza um banho relaxante após um cansativo dia de trabalho!!!

Então, nesse artigo você vai entender como funciona o pressurizador para chuveiro. E também como instalar esse equipamento de maneira correta.

como instalar um pressurizador para chuveiro

O que é um pressurizador de chuveiro?

O pressurizador consiste em uma bomba de pressurização que serve para aumentar a potência dos jatos de água do chuveiro. Também chamado simplesmente de bomba de água, ele pode já estar inserido no chuveiro ou ser instalado na tubulação.

Chuveiros com pressurizador possuem esse sistema no próprio chuveiro. Nesse caso, a bomba de pressurização vai ser acionada automaticamente quando você ligar o chuveiro. Assim, você não vai precisar, por exemplo, instalar o pressurizador de forma separada.

Mas, se o chuveiro não vier com o pressurizador, você pode instalá-lo à parte, na tubulação que direciona a água para o aparelho. Você pode comprar pressurizador em lojas de eletrodomésticos, materiais de construção, ferragens, etc.

20 new from R$ 179,90
Free shipping
Amazon.com.br

Em todos os casos, o funcionamento do sistema é simples. A bomba pressurizadora, ao ser acionada, vai aumentar a pressão da água que chega no chuveiro. E ela funciona com a mesma energia utilizada para ligar o chuveiro.

Veja nosso artigo: Melhores pressurizadores de Água

Como instalar, dicas práticas

Instalar de forma correta o pressurizador é algo que exige atenção a alguns detalhes. Primeiro se tiver dúvidas, leia o manual de instalação ou entre em contato com um profissional especializado. De qualquer forma, separei abaixo algumas dicas para você não falhar na hora de instalar o pressurizador.

Passo 1: Escolha o pressurizador adequado

O primeiro passo é escolher o modelo de pressurizador mais adequado para suas necessidades diárias. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, divididos em dois grandes grupos de pressurizadores: os com fluxostato e os com pressostato.

Pressurizadores com fluxostato são acionados sempre quando um sensor identificar o fluxo de água. Quando este for interrompido, a bomba vai se desligar automaticamente. Já os pressurizadores com pressostato funcionam de forma diferente.

Esse tipo de sistema analisa a pressão do fluxo de água na rede hidráulica e aciona a bomba apenas se a pressão estiver muito baixa para aumentá-la. Esse pressurizador é muito usado, por exemplo, quando o sistema hidráulico está no mesmo nível ou em um nível acima da caixa da água.

Passo 2: Desligue a energia e a água

O pressurizador é um aparelho que funciona com energia e, por isso, precisa ser conectado à rede elétrica. Por isso, é primordial desligar a energia elétrica. Isso deve ser feito direto no disjuntor, para garantir a sua segurança.

Além de desligar a energia, feche o registro para cortar o fornecimento de água da tubulação que chega até o chuveiro. Essas são medidas de segurança que devem ser cumpridas sempre que você for mexer no seu chuveiro.

Passo 3: Remova o chuveiro antigo

O pressurizador vai ser instalado entre o encanamento que alimenta o chuveiro e o próprio aparelho. Assim, você terá que remover o chuveiro antigo, utilizando uma chave inglesa para desenroscar a conexão. Nessa etapa, tenha muito cuidado para não causar avarias nas roscas. Se não fizer isso, você não conseguirá instalar corretamente o pressurizador depois.

Passo 4: Instale o pressurizador

Encaixe o pressurizador no cano de água da parede, rosqueando com a ajuda de uma chave inglesa. Use também fita veda rosca no encaixe para evitar vazamentos. Mas não aperte muito, pois isso pode danificar a estrutura da rosca e até mesmo o pressurizador.

Passo 5: Conecte o chuveiro ao pressurizador

Com o pressurizador devidamente instalado na parede, chegou a hora de conectar o chuveiro a ele. Para isso, siga as mesmas orientações do tópico anterior. Ou seja, utilize uma fita veda rosca na hora de rosquear o chuveiro no pressurizador e sempre use as ferramentas adequada (nesse caso, a chave inglesa).

Passo 6: Ligue a energia e a água

Ligue os fios do chuveiro e do pressurizador conforme indicado no manual e seguindo todas as medidas de segurança. Lembre-se que você estará lidando com uma ligação elétrica. Se tiver dúvidas, acione um profissional. E, se não souber como ligar os fios, contrate um eletricista.

Depois que o pressurizador e o chuveiro estiverem instalados e bem conectados, ligue de novo a energia e reabra o registro de água. Agora acione o chuveiro e verifique se não há vazamentos e se está tudo certo com a instalação elétrica.

Passo 7: Teste o funcionamento

Chegou o momento tão esperado! A hora de testar seu pressurizador e verificar se a pressão da água realmente aumentou.

Caso a pressão ainda esteja baixa, tente ajustar as configurações do pressurizador. Se não identificar mudança na pressão dos jatos de água, então provavelmente o sistema não está funcionando.

Nesse caso, desligue novamente a energia e feche o registro de água para verificar o que há de errado com a bomba pressurizadora ou com a sua instalação.

Não tenho pressão no chuveiro, o que fazer?

Vários fatores podem interferir na pressão da água do chuveiro. Veja os principais:

  •  Caixa da água muito baixa: se a caixa da água estiver instalada em um nível muito baixo em comparação aos locais de abastecimento de água, provavelmente a água terá menos pressão. Aqui a dica é instalar a caixa da água em um nível mais alto;
  • Redutores de pressão: alguns chuveiros contam com redutores de pressão. Essas peças estão localizadas no próprio aparelho, no compartimento de entrada. Elas servem para reduzir a pressão da água visando, principalmente, a economia. Mas se a sua casa já conta com baixa pressão no sistema hidráulico, os redutores de pressão não serão necessários. Assim, opte por remover os redutores ou adquirir um aparelho que não tem esse tipo de acessório;
  • Pressão da água da rua: muitas vezes, a pressão da água que vem da rua é baixa (ou seja, ela já chega baixa no seu sistema). Mas apenas a empresa responsável pelo fornecimento pode resolver esse problema. Não custa entrar em contato e perguntar;
  • Vazamentos e outros problemas no encanamento: qualquer tipo de vazamento ou obstruções, por exemplo, podem diminuir a pressão da água. Se identificar algum desses problemas, entre em contato com um encanador.

Se, mesmo analisando todos os fatores acima, você quiser uma pressão maior nos jatos de água durante o banho, instale um pressurizador no seu chuveiro!

Dúvidas frequentes sobre o assunto:

Onde deve ser instalado o pressurizador?
O pressurizador de chuveiro deve ser instalado entre o chuveiro e o cano responsável pelo abastecimento de água. Mas, se o objetivo é aumentar a pressão de toda a rede, instale esse sistema próximo ao reservatório de água.
Pode colocar pressurizador no chuveiro?
Se a pressão do chuveiro estiver muito baixa, você pode instalar um pressurizador para resolver o problema. Mas siga as orientações desse artigo e do manual do aparelho para instalar de maneira correta.
Como funciona um chuveiro pressurizado?
Em um chuveiro pressurizado, há uma bomba elétrica que aumenta a pressão de água que chega ao chuveiro. O resultado: banhos mais confortáveis e sem um aumento no consumo de água.
Qual interruptor usar no pressurizador?
O pressurizador deve ser conectado direto na rede de energia elétrica que alimenta o chuveiro. Assim você garante a segurança e pleno funcionamento do aparelho.
Como aumentar a força da água do chuveiro?
Para aumentar a força da água no chuveiro, você pode instalar um pressurizador. Mas, antes disso, verifique se não é algum problema no sistema hidráulico que está diminuindo a pressão da água.

Conclusão

O pressurizador para chuveiro é um sistema eficiente e simples, que vai proporcionar um banho mais completo. A pressão aumentada da água promove mais conforto e relaxamento.

E isso sem aumentar o consumo de água. A instalação do pressurizador precisa ser feita de maneira correta para o bom desempenho da bomba pressurizadora.

A boa notícia é que existem modelos incríveis de pressurizadores no mercado e eles são relativamente fáceis de instalar. Então, siga as dicas desse artigo, mas, se tiver dúvidas, entre em contato com um profissional.