Chuveiro Elétrico ou Eletrônico: Qual o Melhor?

A ideia de usar um chuveiro elétrico ou eletrônico é realmente cativante.

Esses chuveiros têm muitas vantagens, mas entre o chuveiro elétrico ou eletrônico, qual é o melhor?

Esses tipos de chuveiros são mais ecológicos e economizam água.

Além disso, podem ser mais econômicos do ​​que as duchas, o que é ótimo para o meio ambiente e para o seu bolso.

Mas apesar de serem ótimos e mais confortáveis, há quem fique na dúvida a respeito de qual pode ser o melhor.

E pensando nisso, neste artigo viemos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, e ao final você escolhe qual é o melhor para sua necessidade!

Qual a diferença entre chuveiro elétrico e eletrônico?

Chuveiro elétrico

Qual a diferença entre chuveiro elétrico e eletrônico

Em um chuveiro elétrico, você pode ajustar a temperatura da água de saída girando um botão, que geralmente é marcado em uma escala de azul (fria) a vermelho (quente). 

Em chuveiros elétricos básicos, este botão simplesmente ajusta o fluxo, permitindo que mais ou menos água passe pela resistência.

O funcionamento do aparelho é muito simples. A ducha elétrica é composta por dois resistores, um fio helicoidal de metal, para aquecimento rápido e prático, um de alta potência e outro de baixa potência para aquecimento, e um diafragma de borracha.

Veja aqui os top 10 chuveiros elétricos do Brasil!

O chuveiro eletrônico

diferenças entre chuveiro eletrônico e elétrico

Um chuveiro eletrônico é um modelo mais moderno de chuveiro que permite uma melhor regulagem da temperatura da água através de uma haste suspensa na unidade. 

Essa unidade funciona como uma chave para ajustar a temperatura de acordo com as necessidades ou preferências do usuário. 

Tal como os modelos tradicionais, este chuveiro funciona a eletricidade, pelo que também o encontrará com a designação de chuveiro elétrico.

Uma característica deste modelo em relação aos chuveiros elétricos comuns é que a versão eletrônica não exige que as pessoas desliguem o chuveiro para ajustar a temperatura para água mais fria ou mais quente durante o banho. 

Se o chuveiro estiver equipado com uma tela LCD, você pode usar os controles de toque para ajustar a temperatura. 

Desta forma, a temperatura pode ser ajustada de forma mais individualizada, proporcionando um banho mais confortável e adequado a cada estação do ano.

Além disso, você também pode definir um temporizador para que o chuveiro desligue automaticamente após um determinado período de tempo.

Isso ajudará você a economizar energia e garantir que você não deixe o chuveiro ligado acidentalmente.

Clique aqui e veja os 10 melhores chuveiros eletrônicos!

Vantagens e desvantagens chuveiro elétrico

Vantagens:

  • Produtos mais acessíveis no mercado
  • Rápido aquecimento
  • Mais compactos

Desvantagens:

  • Principalmente no inverno, é possível ter problemas com queima de resistência
  • Apenas três níveis de temperatura
  • É preciso desligar o chuveiro para trocar a temperatura

Vantagens e desvantagens chuveiro eletrônico

Vantagens:

  • Ajuste de temperatura com o chuveiro ligado
  • Vários níveis de temperatura
  • Sem problemas com queima de resistência
  • Economia de energia

Desvantagens:

  • Podem ser aparelhos mais caros
  • Ocupam mais espaço no banheiro

Qual chuveiro é mais econômico: elétrico ou eletrônico?

Visto que ultimamente cada vez mais os itens domésticos contam com eficiência e economia, uma grande dúvida entre quase todos que buscam saber as diferenças entre o chuveiro elétrico e o chuveiro eletrônico é sobre qual deles é o mais econômico. 

Acontece que os chuveiros eletrônicos são mais econômicos porque o tempo para atingir a temperatura ideal é reduzido.

Além disso, a eletrônica não exige a potência máxima do aparelho, enquanto os chuveiros elétricos convencionais essa mesma potência máxima pode ser utilizada no modo inverno.

Afinal, qual devo escolher?

Essa pergunta é muito pessoal, e vai depender do tipo de aparelho que você está buscando, e também de acordo com suas necessidades. 

Se você está disposto a investir mais em um chuveiro, e se quer optar por mais temperaturas da água, além de possuir um banheiro espaçoso, o chuveiro eletrônico é a opção ideal para você. 

Pois além de possuir um aparelho atual, poderá economizar mais energia e tomar um banho quentinho e confortável, sem se preocupar com resistências ou controle de temperatura racionado.

Por outro lado, se você tem a intenção de gastar pouco com essa aquisição, ou ainda, se apenas o básico é suficiente, ou se seu banheiro não tem muito espaço, a opção certa é o chuveiro elétrico mesmo. 

Pois apesar de gastar mais energia, ele é mais barato na aquisição, funciona bem e, principalmente se você mora em locais quentes, não terá problemas com a função inverno, que consome mais a resistência. 

Dúvidas frequentes sobre o assunto:

Qual o melhor chuveiro elétrico ou eletrônico?
A escolha do melhor chuveiro dependerá de suas necessidades e prioridades. Se você busca melhor controle de temperatura e segurança, escolha o chuveiro eletrônico. Porém, se você preza mais pela praticidade e economia na hora da compra, opte por um chuveiro elétrico tradicional.
Qual chuveiro esquenta mais, elétrico ou eletrônico?
O chuveiro eletrônico possui até 14 níveis de temperatura, dessa forma esquenta mais que o elétrico, que além de possuir 3 níveis de temperatura, uma delas é o desligado, ou seja, a água sai fria, diretamente do encanamento.
Pode mudar a temperatura do chuveiro eletrônico com ele ligado?
Sim, você pode alterar a temperatura do chuveiro eletrônico enquanto ele estiver ligado. Normalmente, você pode fazer isso usando o painel de controle ou o controle remoto que acompanha o chuveiro.
Qual a diferença entre ducha elétrica e chuveiro elétrico?
No chuveiros elétrico a água entra pela parede fria, passa pela resistência do chuveiro e desce aquecida. Já a ducha é um metal que exige somente a conexão com a saída de água. Mas para ter água aquecida, é necessário que o local possua um sistema de aquecimento próprio.
Chuveiro eletrônico gasta mais energia?
Chuveiros elétricos ajustados para temperaturas de inverno usarão sua potência máxima. No modo verão, o consumo cai para 65% do total. Em comparação com os modelos eletrônicos, esses apresentam uma gama de níveis intermediários que resultam em menor consumo de energia e, portanto, contas de energia mais baixas.