Tomar banho é uma das necessidades diárias do ser humano. Um banheiro deve estar equipado com um chuveiro moderno que atenda às necessidades de seus ocupantes.
No entanto, algumas pessoas preferem tomar banho em chuveiro a gás, outras preferem o chuveiro elétrico.
E como existem vários tipos de chuveiros no mercado, escolher entre eles requer alguma pesquisa.
Pensando nisso, este artigo serve para esclarecer para quem tem essa grande dúvida sobre qual escolher: o chuveiro a gás ou elétrico. Confira as dicas a seguir.
Qual a diferença do chuveiro elétrico e a gás?
Para começar, os chuveiros a gás requerem a instalação de um aquecedor, que geralmente é colocado na área de serviço de um apartamento ou casa por questões de segurança.
Uma das principais diferenças entre os chuveiros elétricos e os chuveiros a gás é que, ao contrário do primeiro, que aquece a água alguns segundos antes do uso, a temperatura da água nos chuveiros a gás é elevada primeiro no aquecedor e depois enviada por tubos específicos para o chuveiro seguinte ao misturador.
Esta torneira é composta por duas válvulas, junto à ducha, com temperaturas diferentes, uma para água quente e outra para água à temperatura normal.
O usuário pode adicionar cada um deles conforme necessário até atingir uma mistura que ache agradável.
Os aquecedores de chuveiro a gás podem funcionar com dois tipos de gás: gás natural ou GLP.
Ambos são eficazes no aquecimento da temperatura da água, mas possuem diferenças.
Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás
A principal vantagem desse tipo de chuveiro é que ele economiza mais energia.
Um dos principais fatores que faz com que isso ocorra é o poder calorífico do gás, que é muito superior ao da energia elétrica.
Com isso é possível aquecer a mesma quantidade de água à mesma temperatura, ou até superiores, consumindo menos energia.
Outra vantagem importante é que com o chuveiro a gás não há problemas relacionados a picos de consumo, como é o caso da eletricidade.
No entanto, existem algumas desvantagens nos chuveiros a gás. Esse tipo de chuveiro exige um custo maior para a aquisição e instalação.
A instalação desse chuveiro precisa ser feita por profissionais especializados, porém a médio e longo prazo o chuveiro a gás pode ser mais econômico.
Outra desvantagem de usar um chuveiro a gás é que pode ficar muito quente se não houver pressão suficiente ou se a válvula de gás for deixada aberta por muito tempo. Isso pode queimar sua pele, cabelo e olhos, portanto, tenha cuidado ao usá-lo.
Ainda, se a instalação de aquecedores de água a gás e tubulações não for bem feita, pode ocorrer vazamento e causar acidentes graves. Portanto, para ter um sistema 100% seguro, é imprescindível investir em bons profissionais.
E uma outra desvantagem dos chuveiros a gás é que eles podem consumir mais água.
Veja aqui os melhores chuveiros a gás do mercado!
Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
Chuveiros elétricos são menos barulhentos do que os a gás.
Eles também economizam mais água. Por sua vez, menos água é menos desperdício e mais economia na conta de água.
O uso de chuveiros elétricos também permite que seus moradores usem sem se preocupar em regular a temperatura toda vez que vão tomar banho.
Um problema comum que pode acontecer com quem tem um chuveiro elétrico é a queima da sua resistência.
O seu único sistema de funcionamento também é uma desvantagem desses chuveiros.
Por possuir apenas o sistema elétrico, caso falte energia elétrica na residência, você terá que tomar banho sem água aquecida ou aguardar o restabelecimento do fornecimento de energia.
Outra desvantagem do chuveiro elétrico é um gasto maior de energia. Sendo assim, quanto mais tempo durar o seu banho e principalmente quanto mais quente for, maior será o gasto de energia.
Conheça aqui os melhores chuveiros elétricos!
Qual o mais econômico?
Entre chuveiros elétricos ou a gás, a opção mais econômica é o a gás. A razão dessa vantagem é a forma como a água é aquecida nos dois sistemas, que funcionam de formas diferentes.
Os chuveiros elétricos possuem uma resistência interna que aquece a água, que é acionada pela eletricidade quando o chuveiro é ligado. Este processo consome mais energia.
Em um chuveiro a gás, a água é aquecida pelo gás dentro do aquecedor, que tem uma capacidade de aquecimento muito maior do que a eletricidade.
Em seguida, a água é escoada por um cano específico para evitar a perda de calor do chuveiro, deixando a torneira já quente. A temperatura é regulada por um misturador.
Dessa forma, concluímos que a operação de chuveiros a gás é mais econômica e rentável, o que ajuda a reduzir as contas mensais.
Qual chuveiro é mais vantajoso?
Dada a explicação e comparação de cada chuveiro, acreditamos que o chuveiro mais vantajoso é o a gás.
Os chuveiros elétricos possuem uma resistência interna que aquece a água, que é acionada pela eletricidade quando o chuveiro é ligado. Este processo consome muita energia.
Chuveiros a gás podem ser mais caros para comprar e instalar do que chuveiros elétricos, pois precisam ser feitos por um profissional, mas chuveiros a gás são mais econômicos a médio e longo prazo quando usados corretamente.
Sem contar que chuveiro a gás, quando instalado corretamente, podem ser muito mais confortáveis do que o chuveiro elétrico.
Afinal, qual devo escolher?
No final das contas, e diante das vantagens e desvantagens expostas de cada modelo de chuveiro, é comum a pergunta sobre qual escolher.
E essa resposta só será possível de acordo com a sua necessidade e gastos em casa.
Ou seja, se está disposto a ter um gasto inicial maior com um chuveiro a gás, para instalação, pode ser a melhor opção. Além disso, as manutenções devem ser periódicas.
Agora, se você não tem esse montante inicial, e busca por algo rápido e muito mais fácil de instalar, o chuveiro elétrico pode ser a opção.
Dúvidas frequentes sobre o assunto:
Há muitas dúvidas pertinentes ao tema, e com essas perguntas a seguir, esperamos resolver e esclarecer quaisquer questionamentos.
Assim, você poderá escolher com mais certeza seu chuveiro a gás ou elétrico.
Paulista, 31 anos, casado e 2 filhos. Me formei há 4 anos na UNIP como engenheiro elétrico onde atuei nessa área em grande empresa de construção civil. Desde aos 13 anos sempre tive curiosidade de arrumar e consertar coisas dentro de casa e hoje faço isso: ajudo pessoas a consertar e trocar itens dentro de casa.